Páginas

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Utilização do tacógrafo se torna mais eficiente


O tempo de leitura reduzido ajuda a diminuir os acidentes e o consumo de combustível

A leitura do disco diagrama, que antes era realizada manualmente e levava cerca de 10 a 20 minutos por disco, ganhou um software que reduz ao máximo o tempo de leitura. Isto permite melhor gerenciamento da frota, tanto da empresa quanto dos motoristas, através da coleta de  informações, como velocidade desenvolvida, tempo em movimento, parada para descanso e trecho percorrido.

O Registrador Instantâneo Inalterável de Velocidade e Tempo, ou tacógrafo, é um equipamento obrigatório para veículos de transporte e condução escolar, de carga de produtos perigosos à granel e de passageiros com mais de 10 lugares; ou seja, só não é obrigatório nos veículos registrados na categoria particular ou que não realizam transporte remunerado de pessoas.

A VDO, uma das marcas do Grupo Continental, desenvolveu uma solução para aperfeiçoar a leitura do disco diagrama do tacógrafo: o leitor automático de disco diagrama via Web. O software foi criado em parceria com a Planner, para realizar a leitura do disco diagrama em menos de um minuto, gerando diversos relatórios de dados.

Várias pesquisas revelam que a principal causa de acidentes é o trânsito de veículos de todos os portes, que chegam a 26,4%, na última análise feita pelo Sistema de Vigilância de Violências e Acidentes (VIVA). 

Mais de 90% das mortes causadas por acidentes de trânsito em todo o mundo ocorrem em países de baixo e médio rendimento, de acordo com o Relatório Mundial Sobre o Estado da Segurança Rodoviária, da Organização Mundial da Saúde (OMS).  A taxa de mortalidade nestes países, onde circulam menos de metade dos veículos existentes no mundo, situa-se entre os 19,5 e 21,5 por cento em 100 mil acidentes, enquanto nos países com alto rendimento, a taxa é de 10,3 por cento.

Vale lembrar que a elaboração e aplicação efetiva das leis sobre o trânsito são cruciais para reduzir o excesso de velocidade, aumentar o uso do cinto de segurança e proteções para criança, o que já vem acontecendo no Brasil com a lei da cadeirinha, que, por enquanto vale somente para veículos particulares. Com os avanços da tecnologia, os números registrados até agora só tendem a diminuir. 

A Continental oferece dois tipos de planos de contratação da leitura do disco diagrama, que podem ser por disco lido ou por número de estações de trabalho utilizadas. O preço da mensalidade varia de acordo com o tipo de pacote contratado. Mais informações estão disponíveis através do telefone 0800 77 20 300.

Nenhum comentário:

Postar um comentário