Balanço divulgado pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) registra 4º recorde anual consecutivo registrado pela indústria automobilística no Brasil. Em comparação com o ano de 2009 o aumento foi de 11,91%, com 3.515.120 veículos vendidos ao longo do ano passado.
Os emplacamentos de veículos novos no mercado brasileiro somaram mais de 3 milhões em dezembro de 2010, uma proporção de 30,20% em relação ao mesmo mês de 2009. Os dados incluem automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus.
Os números revelam resultado positivo de motivações como o aumento de linha de créditos, estabilização da moeda, crescimento econômico e outros incentivos por parte do governo.
Apesar das medidas de restrições ao crédito para o setor automotivo tomadas pelo Banco Central no final do ano passado, dezembro atingiu a maior marca mensal da indústria, registrando 381,6 mil licenciamentos.
No ranking dos modelos mais vendidos, o Gol, da Volkswagen, está na liderança pelo 24º ano, com 292,2 mil unidades que saíram das concessionárias. O Uno, da Fiat, vem logo atrás, com 227,2 mil veículos vendidos (57% deles da nova versão). Depois os modelos Celta, da Chevrolet, com 154,3 mil vendas, o Fox, também da Volkswagen, com 142,9 mil e o Corsa sedã, da Chevrolet, com 140,6 mil unidades.
Contudo, a empresa líder de vendas é a Fiat que encerrou o ano de 2010 com 760.474 unidades de automóveis vendidos, segundo a Fenabrave, o que representa 22,84% do mercado nacional. A Volkswagen aparece em segundo lugar, com 697.342 unidades e 20,95% de participação de mercado. Na sequência aparecem a General Motors (19,75%), a Ford (10,10%) e a Renault (4,82%).
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