Páginas

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Petrobrás poderá ter 33,34% de participação na Galp

A Petrobrás retoma possibilidade de comprar participação da ENI na Galp



A Galp, empresa parceira da estatal brasileira no cobiçado pré-sal da bacia de Santos tem sido alvo das negociações entre a Petrobras e a italiana ENI. A Ente Nazionale Idrocarburi  S.p.A. (ENI), multinacional petrolífera, têm 33,34% de ações na Galp (petrogal e gás de Portugal) e quer receber 4,7 bilhões de euros da Petrobras, que avalia a compra ofertando € 3,5 ou US$ 4,7 bilhões para adquirir parte das ações que a italiana tem na empresa portuguesa.

A ENI afirmou que estuda várias ofertas, inclusive da Petrobras, mas ainda não decidiu o negócio. A empresa italiana resolveu vender a participação na Galp após não conseguir comprar o controle de parte das ações. Desde então tem recebido ofertas de investidores do setor.

O mundo inteiro se interessa pelo pré-sal, a Petrobras tem boas expectativas com a possibilidade. A compra de posição na Galp coloca a estatal brasileira no mercado exterior e permite o investimento da exploração do pré-sal na bacia de Santos que chega a 2.000 metros, zona econômica exclusiva do Brasil.

Segundo dados divulgados pela Petrobras, a produção da empresa subiu 1,2% em 2010. De janeiro a novembro foram produzidos em média 1, 85 milhões de barris por dia. Objetivo da companhia é aumentar produção total em 50% até 2013 e produzir em território nacional 2,68 milhões de barris.

Enquanto a petrolífera italiana não se decide a Petrobras trabalha para cumprir suas metas com os cinco novos sistemas de operação em produção de petróleo e gás da camada pré-sal na baixada santista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário