Páginas

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

“Estoque zero"


Se você pensou que “estoque zero” significa não ter nada na prateleira, está enganado. Ao contrário, essa filosofia garante que nada irá faltar e que a perda com produtos guardados será igual a zero. Por esse motivo, você precisa apostar na política de não manter estoque, otimizando recursos e exigindo maior eficiência dos fornecedores.

Com a competitividade cada vez maior, no qual empresas operam com baixa margem de lucro, o custo de operação compromete a rentabilidade do negócio, com isso os grandes estoques estão sendo repensados. 

O just – in – time (produzir somente o que tenha demanda) faz as empresas transferirem a responsabilidade do estoque para os fornecedores, cuja eficiência em assumir essa tarefa ajuda a diferenciar as marcas que representam. Nesse sistema o fornecedor entrega seus produtos na linha de montagem no horário e na ordem combinados.

Você irá trabalhar sem estoque, tendo assim, redução dos níveis e maior rotatividade dos materiais e melhor – menor capital aplicado. A única preocupação é a maior requisição de compra.

Vantagem 

O fornecedor passa a ter um cliente e estabelece plano de produção.

A empresa consegue levar o estoque ao valor próximo do zero, não imobilizando capital nos estoques.

Desvantagem 

O fornecedor poderá ter contrato cancelado. Caso não atinja os níveis de qualidade desejada dentro dos -  quantitativos de fornecimento, qualidade de produto.

Um comentário: