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terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Métodos mecânicos de descarte – Oficinas verdes


Oficinas mecânicas podem receber selo verde por criar métodos adequados de descarte


O Selo Verde (Certificação ambiental), foi lançado pelo IQA (Instituto da Qualidade Automotiva) e Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária). A validade é de dois anos, sendo possível a renovação por igual período. As oficinas devem solicitar uma auditoria para a verificação dos procedimentos. O prazo de adequação é de 90 dias.

Alguns centros automotivos têm investido em tecnologia e programas de reciclagem para atenderem a legislação vigente e se tornarem ambientalmente corretos. A certificação é voluntária e, para recebê-la, as oficinas devem preencher alguns requisitos obrigatórios, como apresentar alvará de funcionamento, aprovação do Corpo de Bombeiros, quando necessário, e licença de operação emitida pelo órgão de licenciamento ambiental do município.

Além dessas condições, o IQA e o Cesvi também possuem outras exigências a serem cumpridas, como a instalação de caixa separadora de água e óleo e aparelho analisador de gás, manutenção dos filtros da cabine de pintura, realização de lixamento a seco e utilização de pistola de pintura com menos desperdício de tinta e gás.

São pelo menos 50 requisitos obrigatórios. Itens como a separação de materiais recomendáveis. O processo de certificação tem um custo que varia entre R$ 2,700 e R$ 3,000 reais.

Os fabricantes de veículos, peças e outros componentes automotivos trabalham no desenvolvimento de projetos que avaliam a durabilidade dos materiais e a composição dos mesmos, facilitando a reciclagem. A ideia é encontrar produtos mais eficientes e menos agressivos no mercado.

Mas, a confiança dos clientes faz esse gasto ser recuperado com rapidez. Uma pesquisa realizada pela concessionária Auto Braz, de Natal (RN), revela que 9% dos clientes atendidos levam em consideração a adoção de práticas ambientais corretas na hora de escolher um centro automotivo.


Espera-se que esses programas sejam ampliados e copiados em todo o país, mas a eficiência depende de uma segunda etapa desenvolvida pelas oficinas.

Em suma, em pouco tempo, a oficina não será mais sinônimo de graxa e pneus espalhados pelo chão. A questão ambiental também está estacionando nas garagens.

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