No ínicio da semana, aqui em nosso blog, publicamos um texto que explica o funcionamento do Fusion Hybrid. O carro foi atração principal no Salão do Automóvel ano passado. Isso porque o nosso ex-presidente, Luiz Inácio Lula da Silva foi presenteado com um modelo da Ford para a frota oficial.
Os apaixonados pela nova tecnologia e interessados em ajudar o meio ambiente podem comemorar e voltar do sonho, de ter um igual ao do presidente, à realidade. A edição dos carros híbridos agora está circulando em veículos maiores e coletivos. Pois é... Ônibus na versão hybrid já circulam em algumas cidades do País. Você, que é apaixonado por rodas e tecnologia sustentável não vai querer perder essa viajem!
Se trata de um veículo de transporte urbano tradicional – o tamanho e a aparência são os mesmos. Mas, é menos agressivo ao meio ambiente e também contribui com o silêncio nos conturbados centros urbanos.
As cidades do Rio de Janeiro, São paulo e Curitiba e também a capital colombiana, Bogotá, participam de um programa de testes de ônibus híbridos desenvolvido pela fundação Clinton, do ex-presidente norte-americano Bill Clinton. A fundação Clinton apóia cidades a formularem projetos de mitigação de gases de efeito estufa.
A partir do mês de setembro do ano passado foram iniciados os testes de várias tecnologias de híbrido (elétrico e álcool, elétrico e diesel, a baterias, entre outras). Pelo menos dez ônibus continuaram rodando até o ano de 2012.
Serão investidos US$ 7,2 milhões, sendo US$ 1,5 milhão proveniente do BID (Banco Internacional de Desenvolvimento). O restante dos recursos virá da fundação, de fornecedores (como algumas montadoras) e também das prefeituras.
Um protótipo de ônibus híbrido diesel/elétrico circula na capital paulista desde outubro de 2010. O veículo, desenvolvido pela Volvo, chamado de "Híbrida em Paralelo” foi projetado para ser um ônibus com dois motores, um a diesel e outro elétrico, que funcionam em paralelo ou de forma independente. O motor elétrico é utilizado para dar partida no veículo e acelerá-lo até uma velocidade de aproximadamente 20 km/hora, e também como gerador de energia durante as frenagens.
Desenvolvido pela Coppe, o veículo com 100% de tecnologia nacional circulou no último semestre na cidade carioca. Em parceria com a Fetranspor, a empresa disponibilizou o híbrido movido a hidrogênio com pilha a combustível.
São muitas as vantagens dessa tecnologia. A bordo, um banco com baterias carregáveis por conexão na rede elétrica, na tomada. E também um gerador de energia elétrica para aumentar a autonomia. A pilha a combustível alimentada a hidrogênio, além de não fazer barulho, é um meio de transporte que proporciona poluição zero durante os trajetos nas cidades. Não lança no meio ambiente poluentes como CO2, hidrocarbonetos, óxidos de enxofre nem material particulado. Ela é responsável por evitar esses poluentes que têm efeitos locais e globais, que afetam a saúde, o sistema respiratório dos cidadãos e ainda contribuem para alterar o clima.
Com capacidade para 80 passageiros, o coletivo que passou por fase de teste (sem passageiros) em Curitiba, no mesmo período que circulava um protótipo de mesma tecnologia em São Paulo, também garante que a emissão de poluentes do ônibus híbrido seja 50% menor do que nos ônibus comuns.
Os veículos ecológicos fomentam a expectativa promissora da instalação de uma estação de produção e abastecimento de hidrogênio, que se encontra em fase final de construção.
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