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segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Calibragem usada em avião


Calibrar o pneu com nitrogênio evita dilatação da borracha e amplia vida útil do pneu

Nitrogênio é um gás não inflamável, ou seja, ar seco sem oxigênio. Calibrar os pneus com nitrogênio mantém a pressão constante em todas as temperaturas e se ocorrer alguma alteração na pressão, ela será pequena. Uma das vantagens do nitrogênio em relação ao ar comprimido é que ele não se dilata, o que ocorre bastante com o ar comprimido, quando aquecido ocorre evaporação e o aumento da pressão. Já o nitrogênio mantém a calibragem por mais tempo, facilitando a vida do motorista que vai precisar verificar a pressão menos vezes, se comparado ao uso do ar comprimido. O resultado disso é que o pneu pode sofrer menos desgaste, já que a pressão se manterá dentro dos limites estabelecidos pelo fabricante. O grande problema do ar comprimido é que com as alterações de pressão o pneu sofre deformações, indo da falta de ar ao excesso em um curto espaço de tempo. Essas constantes transformações causam desgaste prematuro. Mas, a manutenção do pneu é que garante sua longevidade, ou seja, mesmo com nitrogênio a inspeção da pressão é necessária, embora em tempos mais espaçados. 

Segurança

* Devido ao menor aquecimento do pneu e à manutenção da sua pressão

Redução dos custos de consumo de combustível e pneus

* Devido à menor força de resistência à rolagem
* Menor desgaste
* Maior quilometragem (testes realizados apontam para um aumento de 25 %)
* Menor consumo de combustível

Maior conforto

* Menores distâncias de travagem
* Devido a menor força de resistência à rolagem
* Menor desgaste dos pneus
* Maior quilometragem
* Excelente desempenho

Vantagens

    * Pneus perdem menos pressão e, com isso, permanecem mais tempo nas condições ideais de calibração

    * Temperatura não aumenta

    * Rodas ficam menos sujeitas à oxidação

Desvantagens

    * Poucos postos oferecem o serviço, principalmente nas estradas

    * Calibragem demanda custos, ao contrário do ar

    * Nitrogênio e ar não podem ser misturados no pneu

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