Páginas

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Alinhar para balancear


O alinhamento permite perceber se o carro precisa ou não ser balanceado

Se o carro começar a trepidar na direção é porque está na hora de fazer um alinhamento da roda. Quando isso começa a acontecer é indicado que leve o automóvel a um mecânico, pois o carro pode também estar com outros problemas. O balanceamento deve acontecer quando as rodas do veiculo estiverem muito desgastadas, o que exige que sejam trocadas.

Caso os pneus estejam em mau estado de conservação, o alinhamento e, principalmente, o balanceamento estarão prejudicados. As rodas também deverão ser verificadas para analisar se há algo amassado, se não há trincas, empenamentos, ferrugem, falta de parafusos, porcas ou prisioneiros, estado da válvula de enchimento (que poderá estar ressecada e prestes a rasgar), entre outros detalhes.

Verificação

Após o veículo ser colocado na rampa alinhadora, o reparador costuma verificar a geometria da suspensão através da seguinte ordem: camber, cáster e convergência. Caso os três pontos devam receber ajustes, o reparador deverá proceder na mesma ordem de verificação.

Se esta ordem for ignorada, o reparador estará sujeito a refazer o trabalho. As montadoras costumam omitir os valores de KPI (inclinação do pino mestre em relação à lateral do veículo) e convergência em curvas (ângulo superior de esterçamento da roda do lado interno de uma curva em comparação a roda do lado externo). Ou seja, a roda de dentro sempre esterça mais que a de fora, devido ao seguinte fator: somando os ajustes corretos do camber, cáster e convergência, automaticamente o KPI e a convergência em curvas estarão corretos.

O ajuste de camber e cáster através de repuxadeira ou macaco hidráulico são absolutamente condenados pelas montadoras devido à possibilidade de fatiga dos materiais forçados, tais como rolamentos de roda (o mais sensível dos componentes), manga de eixo, amortecedor, bandejas, etc.

O procedimento mais seguro é a verificação dos itens como um todo, para saber qual deles permitiu o deslocamento do conjunto e, após identificar, substituir.

A partir do alinhamento, o veículo mostrará se necessita de um balanceamento. As dicas do alinhamento também valem para o balanceamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário