Páginas

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

BRT – Bus Rapid Transit pode ser alternativa para o Brasil

Modelos de transporte seriam ideais para a Copa Mundo de 2014 para a Olimpíada de 2016 
Os grande eventos mundiais – a Copa de 2014 e a Olimpíada de 2016 exigem que o Brasil se adeque, com infraestrutura de transporte para atender tanto a população local quanto os turistas de várias partes do mundo.
O BRT (Bus Rapid Transit), sistema de transporte rápido, é um exemplo da China, que, com a Olimpíada, em 2008, precisou preparar e desenvolver o espaço urbano, melhorando a mobilidade.
Para os jogos de 2008, em Pequim, o planejamento de transporte da China estabeleceu um sistema de vias com faixas exclusivas de no mínimo duas linhas de transportes, conectando cada ginásio e o parque olímpico. A construção desses corredores exclusivos de ônibus é relativamente rápida e mais barata que o metrô.

No Brasil os projetos de metrô devem ser mantidos, pois a capacidade de trasnporte de pessoas é maior. Entretanto, com o pouco tempo que falta para a realização dos eventos esportivos, o BRT pode ser uma alternativa mais realizável, já que o tempo de execução é menor.

É possível perceber que na China o que leva a decisão da escolha é a demanda, ou seja, no Brasil, o importante é avaliar qual dos dois sistemas atenderá melhor a demanda local. Um lugar onde a demanda de passageiros é pequena, pelo custo do BRT ser mais baixo, o sistema de transporte rápido é mais apropriado. Mas, nada impede uma cidade de projetar os dois sistemas.

Vantagens do BRT

  • Tempo de viagem: as canaletas exclusivas para o ônibus e as estações com embarque pré-pago levam a um considerável ganho de tempo
  • Custo operacional: a velocidade comercial da frota aumenta, principalmente nas linhas diretas. Os reflexos são imediatos, com maior produtividade por unidade e menos consumo de combustível
  • Atração de novos passageiros: todo serviço de qualidade atrai uma demanda reprimida e de outras modalidades, com conseqüente redução do uso de automóveis e motocicletas
  • Meio ambiente: um transporte mais eficiente, com menor quantidade de ônibus nas ruas, produz menos emissões de poluentes. Frota renovada significa tecnologia mais moderna e com menor emissão.
  • Fontes alternativas de energia: a concentração de demanda em eixos preferenciais permite o uso de fontes alternativas de energia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário