Páginas

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Como reavaliar o sistema de estocagem?


Ao contrário do que se pensa o melhor sistema de estocagem não é aquele que melhor aproveita o espaço do armazém.

Basicamente, existem três formas conhecidas que possibilitam uma melhoria na utilização. Primeira, aumentar a altura do empilhamento. A segunda seria reduzir o número de corredores. E por último, reduzir a largura dos corredores de acesso.

O que é melhor para você depende de seus produtos, volumes, metas de produtividade, estratégia e muitas outras considerações. Mas há alguns detalhes importantes como o custo da estrutura, por exemplo. Acima de uma determinada altura, o preço das estruturas aumenta geometricamente, ao invés de linearmente, já que a carga nos montantes e colunas é acumulada. A carga no chão também precisa ser considerada, bem como a superfície do piso. Os veículos que operam em 9,20 m a 12,20 m, pois exigem excelentes superfícies operacionais.

Ao se fazer um projeto voltado à armazenagem, deve-se levar em consideração acessibilidade, serviço ao cliente, previsão de demanda, localização e estrutura da instalação. Assim, torna-se necessário reavaliar as metas de seu sistema.

Quando se pretende maximizar a utilização de espaço, chega-se à conclusão de que quanto mais alto o nível de utilização, menor será a proporção do custo total do espaço.

Estes fatores são amplamente responsáveis pelas muitas escolhas de veículos e estruturas que se encontram disponíveis, cada qual com suas peculiaridades e variações de projeto, onde se fazem presentes determinadas exigências de configurações e capacidade de estocagem.

Algumas configurações são mais adequadas para mais de um tipo de veículo, e alguns veículos operarão em mais de uma configuração de estrutura. Toda esta diversidade de equipamentos que estão disponíveis no mercado representa um esforço contínuo para melhorar a eficiência das operações de estocagem. Pode-se criar,  uma grande variedade de diferentes combinações entre os sistemas existentes, visando uma utilização ótima dos recursos de estocagem.

Cada sistema oferece características operacionais que podem ser combinadas com as necessidades de estocagem, cada qual servindo a um determinado conjunto de necessidades melhor do que o outro.

O desafio será, portanto, dentre a grande variedade de possibilidades de sistemas existentes, desenvolver um entendimento das características operacionais que cada um torna possível. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário