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segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Pneu inteligente


Chip guarda informações sobre a viagem 

O chip acoplado em pneus de caminhões e de ônibus é uma aposta inovadora no Brasil. Algumas empresas já lançam a estratégia, como a Bridgestone Bandag a Goodyear e a Pirelli, que por meio de radiofreqüência - RFID (Radio-Frequency Identification) -, permite ao dono da frota ter um acompanhamento de dados como quilometragem; posição e profundidade do sulco; pressão dos pneus; identificação numérica; marca; modelo; dimensão; ciclo de vida e desenho de banda do pneu, atualizadas em tempo real, que são transmitidas para o software de controle de pneus. Com esses dados, o frotista consegue gerenciar melhor os seus pneus e, consequentemente, reduzir custos com manutenção ou desperdício com os mesmos.

Instalados no interior do pneu e dentro do veículo, o chip é composto de duas ferramentas: uma espécie de braço biônico que lê as informações acumuladas nos “chip” do pneu e o medidor de profundidade do sulco, tudo eletrônico e transmitido sem fio para o programa de controle instalado no computador da empresa.

Funcionamento

O sistema de automação de pneus atende a qualquer frotista que deseja simplificar, agilizar e ter mais precisão no controle de pneus de sua frota.

Qualquer tipo de pneu ou veículo pode receber esta tecnologia, sem que haja necessidade de se realizar adaptações. Basta colar a etiqueta com o chip no pneu, o que qualquer borracheiro treinado pode realizar. Além disso, depois de aplicada, fica impossível remover a etiqueta, que é feita de borracha curada. O chip de RFID é resistente a praticamente tudo, pois suporta altas temperaturas, pancadas e agentes químicos.

A automação de pneus pode funcionar isoladamente ou integrada aos 15 demais módulos do sistema de gerenciamento de frotas, como manutenção, abastecimento (e automação de abastecimento), componentes e estoque. O chip de RFID pode armazenar a marca de fogo do pneu ou substituí-la, e trata-se de uma tecnologia que não permite fraude ou adulteração, até porque o número de série dele é único, ao contrário da marca de fogo.

Três partes distintas compõem o Módulo de Automação de Pneus: o módulo pneu do sistema de gerenciamento de frota, o PDA (computador móvel) e os equipamentos de coleta de dados com o chip RFID. No Módulo Pneu do Sistema de Gerenciamento de Frota, que é o responsável pela exportação de informações para o PDA, são feitos todos os cadastros de frota, pneus, modelos, etc.

O PDA, por sua vez, recebe as informações dos equipamentos de automação, como a leitora de chips e os leitores de profundidade e de pressão. Ele é, ainda, o responsável por atualizar o Sistema de Gerenciamento de Frota com os dados coletados e pela montagem de dezenas de relatórios gerenciais.

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