Páginas

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Os padrões de trabalho fazem a diferença


Os desafios em manter os recursos operacionais disponíveis, produzindo com eficiência e qualidade


Ainda hoje, poucos departamentos de manutenção, por exemplo, possuem padrões. Mas, o sucesso de qualquer setor depende da capacidade de estar à frente das demandas aleatórias, dos lead-times curtos, dos serviços de ciclos longos e do trabalho altamente complexo e variado com recursos limitados.

O complemento das forças da engenharia industrial – planejamento, programação e controle, usando métodos e tempos-padrão – é a solução.

O engenheiro industrial inicia um sistema de medição que determina quanto trabalho deve ser executado em comparação à quantidade que está sendo realizada em um nível de produtividade maior. Esses profissionais sabem como fazer isso usando um método dividido em três etapas: organização, avaliação e melhoria contínua do sistema.

Os tempos-padrão podem ser elaborados nos reparos de rotina, segurança, manutenção preventiva, rotas de inspeção, projetos, e ainda alguns tipos de localização de defeitos que sigam um procedimento especificado.

O segredo do sucesso de uma empresa é, sem dúvida, ter especialistas no assunto que realizam estudos ou usam um consultor externo que possa trazer estudos completos para validação.

Muitos estudos mostram que sem padrões, a produtividade costuma ser de 50% a 60%, pois não existem metas para medir o desempenho, não há motivação para completar o trabalho com agilidade e nenhum meio de dizer se determinados técnicos precisam de treinamento em determinado trabalho. Se houver um atraso entre o término de um trabalho e o início do próximo, ninguém saberá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário