Páginas

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Oficina x Concessionária


Acabou a garantia de fábrica do seu carro e você tem que decidir se continua levando o veículo semi-novo à concessionária, com o bolso preparado para uma conta salgada, ou à uma oficina independente.

Apesar da dúvida, optar por uma e outra deixou de ser regra. Dependendo do reparo, a conta de uma concessionária pode ser até menor. Em contrapartida, a qualidade do serviço das oficinas independentes está cada vez melhor. 

O primeiro fator relevante é o atendimento, pois, se os funcionários não tratam você bem, imagine o que podem fazer com o seu carro. Nesse ponto, as oficinas particulares levam alguma vantagem.

É importante alertar que o estabelecimento deve ter o aval de, ao menos, uma das entidades que fiscalizam a qualidade dos serviços: o Cesvi (Centro de experimentação e segurança Viária) ou a ASE (Automotive Service Excellence) Brasil. 

A presença de equipamentos modernos como o scanner, que analisa o funcionamento da injeção eletrônica e ABS, entre outros itens de eletrônica, é umas das condições básicas para obter um bom serviço.

As concessionárias garantem funcionários com treinamento intensivo nas próprias fábricas, a aparelhagem de última geração e o uso de peças originais. Mas, se você conhece um mecânico de confiança, com os certificados pendurados na parede, com equipamentos modernos e o valor cobrado por ele se encaixa em seu orçamento...ótimo!

Os sinais de uma boa oficina

·         Logomarca no uniforme dos funcionários ou certificados de treinamento de entidades que capacitem os profissionais como ASE Brasil, Senai e Cesvi;

·        Parcerias com empresas de locação de veículos para clientes da oficina;

·        Limpeza e organização das áreas internas de trabalho;

·        Instalações amplas e bem iluminadas;

·        Recepção devidamente montada, com ar-condicionado, café, água, banheiros, TV, jornais, revistas, etc;

·        Orçamentista com conhecimento técnico para responder a todas as dúvidas;

·        Orçamento preferêncialmente eletrônico, claro e objetivo;

·        Equipamentos modernos para a reparação dos veículos;

·        Devolução ou simples exibição das peças substituídas;

Nenhum comentário:

Postar um comentário