Páginas

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Separação eficiente


Gerenciar e operar adequadamente um armazém é requisito para alcançar desempenho de classe mundial na gestão da cadeia de materiais (supply chain) e melhores resultados de mercado. O picking (separação de pedidos) é uma atividade que concentra a maior volume de recursos humanos, equipamentos e tecnologia em um armazém, e por isso, representam de 50% a 60% de seu custo operacional.

Quando nos deparamos com problemas de produtividade em um armazém, o primeiro impulso que temos é o de investir em novas soluções tecnológicas e em novos equipamentos. Em muitos casos isso não resolverá os problemas existentes. Provavelmente, uma simples mudança nos procedimentos operacionais poderá ser mais eficiente, econômica e rápida do que grandes investimentos em tecnologia.

Para que as operações de movimentação e armazenagem sejam eficientes é preciso identificar as fontes de improdutividade no armazém e reservar cerca de uma semana para acompanhar o trabalho executado pelos operadores e o fluxo documental.

Uma outra dica que pode ajudar é dar uma olhada nos tipos de problemas que os seus operadores vivenciam durante o dia, e tenha cuidado para não extrair conclusões a partir do acompanhamento dos melhores operadores.

Além disso, busque formas de reduzir os tempos de viagem, pois os operadores gastam cerca de 60% a 80% de seu tempo se deslocando de um local para outro. Uma maneira de reduzir o tempo de viagem é criar um estoque de separação avançado, um pequeno armazém dentro de um outro armazém. Isso envolve a criação de uma área para a separação de caixas abertas e fechadas. A operação adicional de abastecimento da área de separação implicará em custos adicionais, possivelmente justificados pelos ganhos de produtividade da mão-de-obra.

Não enderece os materiais em função de quantidades movimentadas, mas sempre em função da freqüência. Ela é muito mais importante do que quantidade. A produtividade é muito maior em operações onde os itens são organizados em função da sua freqüência de saída.

Dentro dos itens de maior velocidade de giro, coloque os de maior peso ou volume na frente. Em muitos casos, além de aumentar a produtividade na separação de pedidos, auxiliará no processo de unitização das cargas.

Com todas estas dicas você, certamente, alcançará o desempenho e o resultado desejados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário