Páginas

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Controle de estoques


As empresas têm buscado reduzir seus custos para continuarem competitivas no mercado e uma das formas para conseguir isto é com o desenvolvimento de um planejamento de estoque. A principal finalidade de se ter um estoque na empresa é evitar que haja uma descontinuidade no processo produtivo por falta de matéria-prima.

Você pode pensar que a solução mais simples seria estocar o máximo possível de materiais, mas isto pode gerar desperdícios. Por isso, uma das preocupações atuais das empresas é dimensionar o estoque, constituindo um desafio à logística, para reduzir sem afetar o processo produtivo.

Existem dois sistemas básicos de planejamento de estoques: o modelo de quantidade fixa de pedido e o modelo de período de tempo fixo.


Modelo de Quantidade Fixa de Pedido: consiste em pedir uma quantidade padrão quando o ponto limite para refazer o pedido for alcançado, independente de quando ocorrer. Isto é disparado por evento e depende da demanda pelos itens. Este modelo é aplicável para os itens mais caros e o itens mais importantes ou críticos .

Modelo de Período de Tempo Fixo: trata-se de outro sistema de planejamento de estoque em que a política de estoque é pedir materiais ou partes depois de um certo tempo determinado, independente se o ponto de refazer o pedido foi alcançado. Isto é disparado por tempo e envolve contagem física dos itens do estoque.

É aplicável sob as seguintes condições: menos itens caros ou críticos; fornecedores e/ou compradores podem ter pedidos recentes se eles costumam fazer visitas regulares aos seus clientes e os mesmos poderão combinar os pedidos para reduzir custos de pedidos e transporte

Vale lembrar que uma vez que o sistema escolhido seja disparado por tempo, é necessária uma média de estoque maior para se proteger contra falta de estoque durante os períodos de revisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário