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segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Dos caminhões de plataforma à elevadores de plataforma

As empilhadeiras alcançam poderes de elevação cada vez maiores com o avanço da tecnologia que inspira o desenvolvimento de novos equipamentos para as mais variadas atividades.

Atualmente, existe um modelo de empilhadeira para cada tipo de armazenagem, empilhadeiras de diversos tamanhos e potência que se adaptam a todo tipo de necessidade. Mas as empilhadeiras que conhecemos hoje são a evolução de um Tructractor (caminhão trator). Para entender, voltemos a história das empilhadeiras:

Em meados do século 19 até o início do século 20, a evolução dos acontecimentos e a modernização de produção e estoque contribuíram para o surgimento das modernas empilhadeiras que conhecemos hoje.

Em 1906 a Pennsylvania Railroad introduziu caminhões de plataformas alimentados por baterias, que deslocavam bagagens na estação de trens em Altoona, Pensilvânia.

Na primeira Guerra Mundial (1914 - 1918) notou-se o desenvolvimento de diferentes tipos de equipamentos para movimentação de grandes volumes, principalmente no Reino Unido, por Ransomes, Sims e Jeffries de Ipswich. Esse desenvolvimento de novos equipamentos foi em parte devido à escassez de trabalho provocada pela guerra.

Nos EUA em 1917, a CLARK começou a desenvolver e utilizar o Tructractor (caminhão trator). O primeiro caminhão trator foi construído para transportar materiais entre os vários departamentos da CLARK. Os visitantes ficavam impressionados com a praticidade destes caminhões, e solicitaram que a CLARK construísse estes caminhões para eles. Em 1918, 8 (oito) caminhões tratores foram construídos, e em 1919 a CLARK vendeu mais de 75 caminhões tratores.

O desenvolvimento destes caminhões tratores continuou através dos anos 20 e 30 e contribuiu para o surgimento do Truck Lift (caminhão elevador),

Em 1920 surgiu o caminhão trator com capacidades de 4000 a 10000 libras (2000 a 5000 kg). Foi o primeiro caminhão trator industrial a utilizar energia hidráulica como meio de elevação da carga.

Em 1923 a CLARK produziu o Duat (que literalmente quer dizer, faça isso), o primeiro caminhão trator compacto com três rodas, movido à gás e com capacidade de tração de 1.500 libras (750 kg).

O Duat foi usado como base para a construção da primeira Forklift Truck (ou empilhadeira como chamamos hoje) que era movida também à gás.

A Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945) incentivou o uso de empilhadeiras no esforço de guerra. Após a guerra, métodos mais eficientes para o armazenamento de produtos em armazéns estavam para surgir. A necessidade de mobilidade das empilhadeiras levou ao desenvolvimento de empilhadeiras mais ágeis e compactas, com maior capacidade de peso e alcance de alturas.

Em 1945 surgiram empilhadeiras com alto poder de elevação, com capacidade de 2000 a 8000 libras (1000 a 4000 kg) e movidas à gás.

E em 1990, com o desenvolvimento de acessórios que compõem a empilhadeira, como o mecanismo hidráulico e os pneus, responsáveis pela sustentação da movimentação da empilhadeira, pode-se chegar ao grande poder de tração e elevação. Surgiram então as empilhadeiras com capacidade de manipular de 8000 a 15000 libras. (4000 a 7000 kg).

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