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quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Deslocamento através de doca


Uma causa comum de acidentes é o afastamento da carreta em relação à doca. Contudo, lidar com essa questão de segurança não é apenas uma tarefa de evitar que o motorista do cavalo parta antes da carga/descarga ser concluída. Tanto o deslocamento da carreta quanto a caminhada pela doca são preocupações comuns e o calçamento da carreta/veículo é uma boa solução.

A carreta na doca se desloca – isto é, se movimenta lentamente e horizontalmente em relação a face da doca – conforme as empilhadeiras entram e saem das carretas. O deslocamento da carreta sempre foi um assunto de segurança. Além de tudo, o deslocamento da carreta pode eventualmente levar à falha do trem de repouso da carreta.

Mais recentemente, a caminhada pela doca se tornou uma preocupação. Isso é resultado das empilhadeiras que entram e saem das carretas equipadas com suspensão a ar.

A não ser que o ar seja sangrado dos sistemas de suspensão da carreta, essa oscila para cima e para baixo – chegando a 200 mm – e eventualmente pode se afastar da doca. Pneus de perfil baixo (diâmetro menor) em carretas a ar podem aumentar o problema.

Fabricantes de carretas têm desenvolvido e testado dispositivos de prevenção contra afastamentos da doca, mas é um desafio porque muitos dispositivos agregam peso e custo à carreta. É um grande problema.

Qual é a primeira precaução a ser tomada? Sangrar o ar.

Mais importante ainda, a instalação de calços para a carreta/veículo pode ajudar a evitar os problemas de deslocamento ou afastamento em relação à doca. Também ajudam a evitar que o motorista tente fazer uma partida prematura ou saia agressivamente da doca. Podem ajudar a evitar a falha do trem de repouso ou seu tombamento. Os calços são de dois tipos básicos: alguns são fixados na proteção contra impacto traseiro da carreta (ICC bar), mas outros são engatados nas rodas traseiras da carreta.

A seleção do sistema depende muito do usuário final. A gama de tipos de veículos atendidos servirá de seleção para o equipamento específico a ser aplicado.

Alguns usuários também podem optar, por exemplo, pela trava automática. Outros, podem permitir que os motoristas ativem os calços.

Por isso, controlar a operação da doca para evitar que um funcionário da doca cometa enganos é essencial para a operação.

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