Páginas

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

PIB é o responsável pelo aumento das vendas de máquinas e acessórios

Segundo o ministro da Fazenda, Guido Mantega, o Brasil obterá o maior crescimento em 24 anos do produto interno bruto (PIB). E, com este resultado, o país passará fazer parte de um dos países que mais crescem em escala mundial.

Junto ao crescimento do Produto Interno Bruto, o número de vendas – como acontece no setor de máquinas e equipamentos – tem aumentado gradativamente. “O aumento das vendas de máquinas e equipamentos, de fato, ocorreu. Analisando de forma global este crescimento é muito significativo”, explica o responsável pelo departamento comercial do Portal Web Empilhadeiras, Maurício Bonfiglio da Silva.

O consumo aparente de máquinas e equipamentos chegou a um total de R$ 54,62 billhões no período de janeiro a julho de 2010, obtendo uma alta de 13,2% sobre o mesmo período do ano anterior. Além disso, o setor utilizou 82,28% de sua capacidade instalada entre os meses de janeiro e julho de 2010, o que representa aumento de 2,2% em relação ao mesmo período do ano passado.

Segundo Maurício Bonfiglio, alguns projetos – como, por exemplo, os elaborados para compra de empilhadeiras – foram retomados depois da crise. “A crise não afetou o setor de máquinas de maneira significativa. No início de 2010, tiramos projetos da gaveta com visão ponderada de investimento”, comenta.

Com o aumento do PIB, houve aumento da demanda de máquinas novas. “Os fornecedores de tais máquinas, por sua vez, solicitam prazos estendidos. O que faz com que haja aumento na procura das máquinas usadas. É um efeito dominó. As máquinas novas em feiras chegam demorar 90 dias para serem entregues”, destaca o responsável pelo Portal de negociação de empilhadeiras e máquinas pela internet.

Dados: Segundo estudo do Departamento de Economia e Estatística (DEEE) da ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário