Páginas

terça-feira, 3 de maio de 2011

www.webempilhadeiras.com.br

A FANTASTICA FABRICA DA FERRARI

Fonte: Daniel Messeder, de Maran









O chão claro parece de um consultório médico, impressão reforçada pelos robôs de precisão cirúrgica que tomam conta do ambiente. Entre as máquinas, jardins bem-cuidados abrigam plantas e até pequenos arbustos. A temperatura e a umidade do ar são controladas. Estamos num criadouro de cavalos. E todo esse tratamento VIP não é exagero: trata-se de uma tropa de raça pura, italiana, que já nasce empinando. Chegamos bem a tempo de observar um momento mágico, o início do nascimento do mais novo rebento da família. Um braço mecânico posiciona a válvula no cabeçote do bloco V8 que vai equipar uma 458 Italia.

Nossa visita à fábrica da Ferrari começa pela linha de montagem dos modelos V8, California e 458 Italia, responsável por 70% da produção – os V12, com a dupla 599 GTB e 612 Scaglietti, respondem pelos 30% restantes. É uma oportunidade rara de admirar a esmerada qualidade de montagem dos carros, e também para ver que nem toda Ferrari é vermelha (ou, às vezes, amarela). A California apareceu pintada de cinza, azul e preto. Já a 458 que mais me impressionou foi uma branca, mas também havia até azul-escura. Peguei a máquina para fotografar e, ooops, não pode. Foto aqui só oficial, como as desta página.



Claro que, para fabricar carros tão especiais, a produção é limitada. Inaugurada em 1947, a fábrica da Ferrari produziu cerca de 6 mil unidades em 2009, número vistoso para uma fabricante de superesportivos, mas irrisório perto de grandes montadoras. Para se ter uma ideia, a unidade da Fiat em Betim (MG) faz 3 mil carros num só dia, em três turnos. Na Ferrari, às 6 horas da tarde de sexta-feira que passeamos por lá, quase não havia gente na montagem final.

Por falar nos funcionários, os 2.750 empregados trabalham com gosto. Afinal, a Ferrari vem investindo na qualidade de vida na cittadella. Além de prédios modernos e bem iluminados, a fábrica dispõe de áreas de relaxamento e há mais de 100 bicicletas para facilitar o trânsito do pessoal. A avenida principal, não à toa chamada de Enzo Ferrari, atravessa praticamente todo o complexo, enquanto as ruas transversais recebem o nome de grandes pilotos que já vestiram as cores da Scuderia. Próximo da portaria, um prédio com formato curioso chama a atenção. É o famoso túnel de vento, lugar de desenvolvimento da aerodinâmica dos carros de rua e dos F1.

Outra preocupação da Ferrari é com o meio ambiente – e não somente ao diminuir as emissões de CO2 de seus carros. Com a instalação de painéis fotovoltaicos (que captam energia solar) no teto de alguns prédios, a marca tornou-se autossuficiente em energia neste ano. E o complexo ainda soma 165 mil m2 de área verde, com mais de 200 árvores plantadas só em 2008.






Nenhum comentário:

Postar um comentário