Páginas

segunda-feira, 4 de abril de 2011

O Negociador de Empilhadeiras

Bem amigos, começo a contar a partir de hoje, algumas das minhas experiências como vendedor de empilhadeiras.
Trabalho em uma empresa de logística aproximadamente 1 ano e meio, e sou responsável em vendas de empilhadeiras e ativos em gerais.
A vida de um profissional desse ramo é cercada de alegrias, vitórias, stress, pressão psicológica e financeira, mas eu gosto do que faço e é fato que para fazer algo bem feito, tem que gostar do que se faz.
O vendedor deve ser bem humorado, objetivo e muitas vezes incisivo, indo direto ao ponto.
Muitas vezes me imagino em uma partida de futebol, tendo que arrancar um gol salvador aos 44 minutos do segundo tempo, mas metáforas à parte,  é assim mesmo.
Trabalhar diretamente com o público é de fato uma experiência de vida. Você encontra pessoas de todos os tipos possíveis. Existem os bem humorados, os que não tem nenhum senso de humor, os amigáveis, os não tão amigáveis. Diria que é praticamente uma ciência tentar decifrar o cliente nas primeiras palavras de um diálogo. A partir daí é que adoto a estratégia que vou utilizar para cativar o cliente.
Um dia desses,  vendi uma máquina para um cliente, e tive a nítida impressão de que ele iria querer passear com a empilhadeira na praia em um dia ensolarado levando sua esposa, tantas foram as exigências que o rapaz fez na máquina. Desde um risco imperceptível na pintura até um pequeno rasgo no acento da máquina.
 Mas isso é algo que acontece às vezes. Algumas pessoas vêem na sua primeira empilhadeira usada, o seu carro Sport importado.
Olham tanto detalhes meramente visuais,  que esquecem de ver que o motor, transmissão, eixo direcional, e torre estão funcionamento perfeitamente.  Mas como já disse, lidar com o público às vezes é uma arte.
Mas toda essa rotina de vitórias, alegrias, tristezas, derrotas, fazem de nós vendedores de empilhadeiras, grandes guerreiros.
A semana passada particularmente foi bem estressante devido algumas negociações extremamente complicadas, mas hoje acordei com as pilhas renovadas, pois além de vendedor, sou roqueiro e,  no sábado meus amigos, eu vi o Ozzy Osbourne ao vivo na arena Anhembi em um show colossal. Nem a chuva de 5 horas de duração conseguiu afetar meu humor. Nada melhor do que um bom show de rock para colocar todo o stress para fora e poder começar uma nova semana de batalha.
Bom, vou terminado por aqui, pois como sabem, vendedor tem que agarrar um touro bravo pelos chifres por dia, no mínimo!

Grande abraço e até amanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário