Páginas

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Estoque vertical


Equipamentos verticais de estocagem e separação automatizada agilizam operação

A estocagem automatizada, em que o material vem com separador, está sendo adotada por várias empresas, através de duas soluções: os carrosséis e as lançadeira verticais.

Enquanto o carrossel vertical opera com corrente contínua, ou seja, para disponibilizar o material, todo o sistema é acionado; a lançadeira aciona e traz até o separador apenas a bandeja com o material desejado. Outra vantagem da lançadeira é a flexibilidade para a altura dos produtos estocados.

As medidas são ajustáveis conforme a necessidade do produto, no caso da lançadeira. No carrossel, a distância entre as bandejas é sempre fixa e a altura chega no máximo a 10m, 4m a menos do que uma lançadeira, que, chega até 14m.

A plataforma de picking é outro diferencial a favor da lançadeira, que pode ter mais de uma e ser dividida por andares. Já o carrossel só suporta uma boca de acesso, porque seu processo de movimentação é contínuo.

Por outro lado, o carrossel pode ser uma alternativa mais econômica para empresas que possuem grande volume de itens leves e pequenos e que não contam com o tempo como inimigo.

Processo de estocagem e separação

Lançadeira vertical: Bandejas com contentores (ou bins) são carregadas com os itens de estoque na boca de acesso. Com o abastecimento concluído, os bins são trazidos para dentro e movimentados por meio de correias até se posicionarem um sobre o outro, na função estoque. Quando um pedido é inserido no sistema do equipamento, a bandeja com o item selecionado é acionada, posicionada no trilho central e enviada para a boca de acesso novamente. Por meio de um sistema de luz, o contentor com o material solicitado é indicado. Esses contentores normalmente são classificados com o código de barras do item que acondicionam, justamente para facilitar a localização no equipamento.

Carrossel vertical: Trata-se de uma série de bandejas montadas numa trilha ou coluna oval. O carrossel inteiro gira, movendo as bandejas selecionadas para um operador parado. A funcionalidade do sistema de carrossel está em diminuir a necessidade de mão-de-obra na separação de pedidos, com redução do tempo e das distâncias a serem percorridas. Além de reduzirem de forma significativa as exigências de espaço de armazenamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário