Páginas

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Transportadores contínuos

Utilizados onde haja grande fluxo de material a ser transportado em percursos fixos e destinados ao transporte em percursos horizontais, verticais ou inclinados, os transportadores contínuos são uma “esteira” pelas quais o material desliza.

Embora o objetivo de deslocar materiais de um ponto a outro seja comum a todos os transportadores, existem diversos tipos que se adequam melhor a determinada atividade. Por isso, saiba quais são os benefícios deste equipamento e os principais modelos para movimentação, suas aplicações e que fatores considerar na hora de instalar o transportador.

Transportadores contínuos aéreos de corrente

Os transportadores contínuos aéreos de corrente são utilizados em fábricas, nas linhas de montagem, permitindo um fluxo contínuo e um ritmo na produção. Empresas do setor automobilístico (montadoras e autopeças) são bons exemplos.

Sobre os fatores a considerar para instalar este tipo de transportador, os mais importantes são o layout, o peso e as dimensões da carga transportada.

Transportadores contínuos de correias

As aplicações dos transportadores contínuos de correias é a versatilidade. As aplicações mais comuns são no transporte de granéis sólidos, em transporte horizontal e no máximo, com uma leve inclinação.

Para instalar este tipo de transportador, considere os diferentes tipos de volumes a serem transportados ao mesmo tempo.

Como benefícios dos transportadores contínuos de correia, destaca-se o alto grau de relação custo/benefício, baixo consumo de energia, longos trechos utilizando um único acionamento, menor custo de compra, grande durabilidade das correias, permite acomodar o granel sobre a correia sem danos, e se ocorrer, a manutenção é simples.

Transportadores contínuos de corrente

Os transportadores contínuos de corrente são aplicados na movimentação de paletes em qualquer tipo de indústria, e também podem ser encontrados em outras versões para movimentação de materiais muito pesados, como toras de madeira. O uso mais comum é em unidades de montagem de componentes. São utilizados para arraste de materiais em ambiente aberto ou fechado, com grande capacidade em temperaturas elevadas.

Os fatores a considerar na aplicação deste tipo de transportador, são as condições de operação e montagem, distância a ser percorrida pelos materiais, velocidade necessária, peso dos paletes e obstáculos como desníveis e giros a 90º.

Transportadores contínuos de rolos/roletes/rodízios

Os transportadores de roletes tracionados são recomendados para o transporte de cargas unitizadas. Desenvolvidos para transportar volumes em diferentes segmentos industriais.

Sobre os fatores a considerar para instalar este tipo de transportador, dimensões, face de operação, peso, material e estabilidade da carga; dimensões da área onde será instalado o sistema; roletes tracionados com ou sem acúmulo; fluxo diário de cargas; horário de operação; altura de trabalho; necessidade de informatização do sistema; e descritivo de funcionamento do processo devem ser analisados.

Transportadores contínuos de corrente embutida

Utilizados em aplicações industriais em geral, centros de distribuição, operações com grande movimentação de volumes tipo palete, os transportadores contínuos de corrente embutida não oferecem obstáculo no trânsito de pessoas ou máquinas, incluem inteligência de movimento, cubagem e peso dinâmicos, até 500 paletes/h e 2500 kg de capacidade de carga.

Transportadores contínuos de rosca sem-fim

Os transportadores contínuos de rosca sem-fim são utilizados nos mais diversos setores, como alimentício, metalúrgico, exaustão, etc.

Para aplicar este tipo de transportador, atente-se às características do produto e às condições de operação e de montagem.

Transportadores contínuos pneumáticos para pós e granulados

As aplicações mais comuns dos transportadores contínuos pneumáticos para pós e granulados são em áreas portuárias, indústrias moageiras, indústrias de óleos e armazéns graneleiros.

Os benefícios do uso deste equipamento, são facilidade operacional, baixa contaminação e baixa quebra do produto transportado. Além disso, é um sistema selado, que não permite a entrada de nenhum produto da parte exterior para a interna e o contrário também, ou seja, não há contaminação do meio ambiente. É muito utilizado em processos de controle ambiental, já que a preocupação principal é a não emissão de produtos para a atmosfera.

Transportadores contínuos verticais/elevadores pater-noster

Aplicados principalmente para produtos de muito baixo giro, os transportadores contínuos verticais/elevadores pater-noster são mais utilizados nos setores de autopeças, farmácia, peças de reposição, parafusos, indústria aeronáutica, linhas de produção, etc. Além de proporcionar ordem e controle de estoque, evita roubos e perdas por falta de controle ou por manuseio incorreto.

 Antes de escolher, verifique a adequabilidade de um transportador contínuo com materiais e condições específicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário