Páginas

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Medo: prevenção e segurança!

O medo pode auxiliar na prevenção e na segurança dos trabalhadores. Em um ambiente industrial, podemos identificar alguns fatores que exemplificam como a falta do medo pode ser a causa de acidentes no trabalho: o tempo de relacionamento/exposição do empregado com a atividade/equipamento e situação de risco. Atividades antes desaconselhadas, passam a fazer parte da rotina de trabalho. O medo (a precaução) é esquecido fazendo surgir os atos inseguros. 

O medo é uma coisa boa ou ruim? Para muitos, o medo tem uma conotação de desafio, aventura e adrenalina que impulsiona o ser humano, portanto, um aspecto positivo. Quando o homem não era dotado da razão, o medo era o fator preponderante para sua sobrevivência. Ele é importante não só para os funcionários, mas para toda a equipe que faz a empresa funcionar. 

A adesão a normas de segurança do trabalho deve ser considerada uma prioridade dentro das empresas e indústrias, pois existem políticas, procedimentos e soluções previstos para fazer cada trabalho. Afinal, um pequeno erro pode levar a um dano ou mesmo à morte. 

É sempre aconselhável ter também alguns cartazes de segurança colocados em torno do local de trabalho. Estes cartazes auxiliarão a esclarecer dúvidas dos funcionários bem como serve de alerta para os possíveis danos à saúde ocasionados pela falta de equipamentos de proteção individual adequados. Muitos funcionários não levam a sério e atuam com negligência, esquecendo-se da importância do uso dos EPI’s (Equipamentos de proteção individuais). 

Por isso, é fundamental nunca relaxar no local de trabalho, aderir às normas de segurança, verificar regularmente as ferramentas e participar de programas de segurança. Para esclarecer as suas dúvidas ou para maiores informações, consulte os técnicos de segurança do QSMS (Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde).

Nenhum comentário:

Postar um comentário