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segunda-feira, 1 de novembro de 2010

A escolha correta dos pneus para empilhadeiras



Os pneus possuem características específicas para cada empilhadeira dependendo de onde esta irá operar. Considerando a garantia de vida útil do equipamento a escolha correta é um fator importante, tanto para se obter a máxima eficiência como para a redução de custos operacionais.

 
Atualmente, existe disponível uma grande variedade de pneus, e o que difere um do outro é as diferentes maneiras de construção, que pode ser dividida em quatro categorias:

Pneumáticos: são projetados com a finalidade de manter uma almofada de ar entre a empilhadeira e o piso. Eles oferecem uma boa estabilidade e proteção contra furos. A escolha entre um pneumático e um sólido se dá principalmente pelas condições de operação (inclusive a condição ergonômica do operador) e a exposição potencial para o dano da carga.

Sólidos Elásticos: atualmente, pode-se dizer que pelo menos 75% das empilhadeiras novas utilizadas no exterior são equipadas com os pneus sólidos, que também têm se estendido para o mercado de substituição. O benefício principal oferecido pelo pneu sólido é que é 100% a prova de furos. Neste tipo de pneu existe ainda uma vasta gama de opções, como o de baixa rolagem, no marking, resistente a óleo, anti-abrasivo e anti-estático.

Sólidos: os pneus sólidos são predominantemente usados em locais fechados. Eles são utilizados principalmente em empilhadeiras elétricas de alta capacidade de carga e oferecem uma boa estabilidade. Frequentemente, sua escolha está limitada às máquinas que foram projetadas especificamente para a utilização destes pneus.

Pneumáticos com enchimento de poliuretano: são pneus nos quais é injetado poliuretano líquido pela válvula, e depois de um período de 24 a 48 horas transforma-se em um material completamente sólido. O real benefício de se utilizar este tipo de pneu é quando aplicado em máquinas caras que operam em locais difíceis e distantes de um pronto serviço, além de que garantem menos interrupções devido a furos e consertos. As desvantagens deste tipo de pneu, no entanto, são o fato de que uma vez que o produto é pressurizado não pode ser alterado para obter flutuação para mais ou menos.


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