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terça-feira, 17 de maio de 2011

Dos grandes guindastes às “pequenas” empilhadeiras

Apesar dos equipamentos gigantes, itens menores e comuns fazem toda a diferença


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A exploração do pré-sal e o bom momento econômico do país foram os pretextos que faltavam para a retomada da indústria naval brasileira. Porém, o aquecimento do setor começou antes. Já em 2005, a sociedade firmada pelos grupos Camargo Corrêa, Queiroz Galvão e a PJMR Empreendimentos, com o suporte tecnológico da Samsung Heavy Industries, lançou formalmente uma empresa responsável pela construção e operação do estaleiro Atlântico Sul no Complexo Industrial Portuário de Suape, município de Ipojuca, em Pernambuco, no nordeste brasileiro.

O desafio era agilizar a construção enquanto a planta industrial estava sendo construída e fazer os descarregamentos e carregamentos de materiais. Para isso, o complexo adquiriu empilhadeiras, guindastes e pontes rolantes.

Outro desafio é lidar tanto com a estrutura como com equipamentos e veículos enormes, conseguindo otimizar o espaço que se tem para organizar o uso dos equipamentos de movimentação.

Além dos grandes equipamentos e números, a obra e a fabricação dos navios exigiam também equipamentos de movimentação e elevação comuns, presentes na maior parte dos centros de distribuição: as empilhadeiras, usadas tanto nas obras de construção do complexo como na movimentação de peças para a montagem dos navios.

Foram adquiridas empilhadeiras e tratores para rebocar chapas nos navios, as empilhadeiras são utilizadas tanto no almoxarifado como na área de fabricação industrial para a movimentação de matéria-prima, equipamentos e produtos semiacabados.

Quando há um planejamento para antecipar qualquer atividade, as empresas conseguem os recursos necessários para realizar as operações. Com isso, o empreendimento que recebe investimentos garante retorno.

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quinta-feira, 5 de maio de 2011

Falta de engenheiros preocupa os países
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OBS: esta é uma matéria publicada ano passado no Web Empilhadeiras, porém achamos muito importante e resolvemos postar de novo.


A engenharia tem que começar a ser promovida como uma solução para os problemas contemporâneos

O Brasil forma hoje cerca de 32 mil engenheiros por ano, que correspondem a  4,2% do total de formandos nas universidades anualmente. É muito pouco perto da demanda atual do mercado, de pouco mais de 60 mil profissionais anualmente.

Além de formar menos da metade dos engenheiros de que precisa a cada ano, o Brasil tem ainda de enfrentar a disparidade entre a qualificação obtida nas universidades e as necessidades das empresas que procuram um profissional. De acordo com um estudo da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o meio de resolver o problema é o trabalho conjunto de universidades, empresas e governos. A estimativa da instituição, que executa o programa Inova Engenharia, destinado a incentivar a formação de engenheiros, mostra que, em 2012, o mercado terá um déficit de 150 mil engenheiros. 






Cada vez menos jovens, especialmente mulheres, estão interessados em tornar-se engenheiros, segundo o relatório da Unesco intitulado “Engenharia: Temas, Desafios e Oportunidades para o Desenvolvimento”. O estudo ouviu mais de 120 especialistas de todo o mundo e, em algumas regiões, a situação se agrava. É o caso da África Subsaariana, que precisará de 2,5 milhões novos engenheiros e técnicos para atingir as Metas do Milênio e o acesso à água potável e saneamento.

Mas a quantidade de engenheiros também está caindo nos países desenvolvidos. Alemanha e Dinamarca registraram uma séria queda no número desses profissionais na maioria dos setores de produção. Até 2020, os dois países terão um déficit de 14 mil engenheiros. O estudo também revelou que desde 1990, o número de matrículas em cursos de engenharia baixou de 5% a 10% em média no Japão, na Holanda, na Noruega e na Coréia do Sul.

A queda pode ser explicada pela percepção de muitos estudantes de que a engenharia é algo chato e trabalhoso, e que o profissional é mal pago se levado em consideração as responsabilidades do ofício. Além disso, a engenharia também tem um impacto ambiental negativo e, na maioria das vezes, é vista como parte do problema e não a solução. Entre 1980 e 1990, por exemplo, o número de mulheres que estudaram engenharia aumentou até 20%, mas desde 2000, a participação feminina vem diminuindo. Em alguns países, menos de 10% das mulheres optam por cursar engenharia. Na Grã-Bretanha, muitas estudantes acreditam que o curso é muito técnico e se trata de uma profissão para homens.

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O Velho Cachorro

Cachorro VELHO











Uma velha senhora foi para um safari na África e levou seu velho vira-lata com ela.

Um dia, caçando borboletas, o velho cão, de repente, deu-se conta de que estava perdido.

Vagando a esmo, procurando o caminho de volta, o velho cão percebe que um jovem leopardo o viu e caminha em sua direção, com intenção de conseguir um bom almoço ..

O cachorro velho pensa:

-'Oh, oh! Estou mesmo enrascado ! Olhou à volta e viu ossos espalhados no chão por perto. Em vez de apavorar-se mais ainda, o velho cão ajeita-se junto ao osso mais próximo, e começa a roê-lo, dando as costas ao predador ...

Quando o leopardo estava a ponto de dar o bote, o velho cachorro exclama bem alto: -Cara, este leopardo estava delicioso ! Será que há outros por aí ?

Ouvindo isso, o jovem leopardo, com um arrepio de terror, suspende seu ataque, já quase começado, e se esgueira na direção das árvores.

-Caramba! pensa o leopardo, essa foi por pouco ! O velho vira-lata quase me pega!

Um macaco, numa árvore ali perto, viu toda a cena e logo imaginou como fazer bom uso do que vira: em troca de proteção para si, informaria ao predador que o vira-lata não havia comido leopardo algum.. .

E assim foi, rápido, em direção ao leopardo. Mas o velho cachorro o vê correndo na direção do predador em grande velocidade, e pensa :

-Aí tem coisa!

O macaco logo alcança o felino, cochicha-lhe o que interessa e faz um acordo com o leopardo.O jovem leopardo fica furioso por ter sido feito de bobo, e diz: -'Aí, macaco! Suba nas minhas costas para você ver o que acontece com aquele cachorro abusado!'

Agora, o velho cachorro vê um leopardo furioso, vindo em sua direção, com um macaco nas costas, e pensa:


-E agora, o que é que eu posso fazer ?

Mas, em vez de correr (sabe que suas pernas doloridas não o levariam longe...) o cachorro senta, mais uma vez dando costas aos agressores, e fazendo de conta que ainda não os viu, e quando estavam perto o bastante para ouvi-lo, o velho cão diz :

-'Cadê o filha da .... daquele macaco? Tô morrendo de fome!
Ele disse que ia trazer outro leopardo para mim e  não chega nunca! '

Moral da história: não mexa com cachorro velho... idade e habilidade se sobrepõem à juventude e intriga.
Sabedoria só vem com idade e experiência.

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terça-feira, 3 de maio de 2011

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A FANTASTICA FABRICA DA FERRARI

Fonte: Daniel Messeder, de Maran









O chão claro parece de um consultório médico, impressão reforçada pelos robôs de precisão cirúrgica que tomam conta do ambiente. Entre as máquinas, jardins bem-cuidados abrigam plantas e até pequenos arbustos. A temperatura e a umidade do ar são controladas. Estamos num criadouro de cavalos. E todo esse tratamento VIP não é exagero: trata-se de uma tropa de raça pura, italiana, que já nasce empinando. Chegamos bem a tempo de observar um momento mágico, o início do nascimento do mais novo rebento da família. Um braço mecânico posiciona a válvula no cabeçote do bloco V8 que vai equipar uma 458 Italia.

Nossa visita à fábrica da Ferrari começa pela linha de montagem dos modelos V8, California e 458 Italia, responsável por 70% da produção – os V12, com a dupla 599 GTB e 612 Scaglietti, respondem pelos 30% restantes. É uma oportunidade rara de admirar a esmerada qualidade de montagem dos carros, e também para ver que nem toda Ferrari é vermelha (ou, às vezes, amarela). A California apareceu pintada de cinza, azul e preto. Já a 458 que mais me impressionou foi uma branca, mas também havia até azul-escura. Peguei a máquina para fotografar e, ooops, não pode. Foto aqui só oficial, como as desta página.



Claro que, para fabricar carros tão especiais, a produção é limitada. Inaugurada em 1947, a fábrica da Ferrari produziu cerca de 6 mil unidades em 2009, número vistoso para uma fabricante de superesportivos, mas irrisório perto de grandes montadoras. Para se ter uma ideia, a unidade da Fiat em Betim (MG) faz 3 mil carros num só dia, em três turnos. Na Ferrari, às 6 horas da tarde de sexta-feira que passeamos por lá, quase não havia gente na montagem final.

Por falar nos funcionários, os 2.750 empregados trabalham com gosto. Afinal, a Ferrari vem investindo na qualidade de vida na cittadella. Além de prédios modernos e bem iluminados, a fábrica dispõe de áreas de relaxamento e há mais de 100 bicicletas para facilitar o trânsito do pessoal. A avenida principal, não à toa chamada de Enzo Ferrari, atravessa praticamente todo o complexo, enquanto as ruas transversais recebem o nome de grandes pilotos que já vestiram as cores da Scuderia. Próximo da portaria, um prédio com formato curioso chama a atenção. É o famoso túnel de vento, lugar de desenvolvimento da aerodinâmica dos carros de rua e dos F1.

Outra preocupação da Ferrari é com o meio ambiente – e não somente ao diminuir as emissões de CO2 de seus carros. Com a instalação de painéis fotovoltaicos (que captam energia solar) no teto de alguns prédios, a marca tornou-se autossuficiente em energia neste ano. E o complexo ainda soma 165 mil m2 de área verde, com mais de 200 árvores plantadas só em 2008.






segunda-feira, 2 de maio de 2011

Reforma do Maracanã

O Maracanã


A imagem de um Maracanã imponente e lotado de torcedores, como se via há menos de um ano, desmorona para quem o visita atualmente. O futuro palco da final da Copa de 2014 é um enorme esqueleto cinza misturado a entulhos, fisionomia típica de um local em plena obra.

Após a demolição da arquibancada inferior, concluída neste mês, os operários finalizam a demolição do anel superior. Ao mesmo tempo, a Secretaria Estadual de Obras (Seobras) informa que já começou a construção das novas rampas de acesso.

O entulho da obra será reciclado. Para isso, uma máquina separa o concreto das estruturas de ferro. O material é triturado e transformado em brita que será usada para aterrar o subsolo da obra.

O entulho já foi retirado em parte do estádio. A idéia do governo estadual é que após a limpeza completa do estádio as construtoras comecem a construção das novas arquibancadas inferiores.
Com a nova etapa da obra, que não estava prevista no projeto original, calcula-se que o custo da reforma do Maracanã passará dos atuais R$ 705 milhões (R$ 305 milhões dos cofres estaduais e R$ 400 milhões de financiamento do BNDES) para mais de R$ 1 bilhão.

Segundo o vice-governador e secretário estadual de obras, Luiz Fernando Pezão, o estado mantém a expectativa de que, se houver algum acréscimo, chegue-se no máximo a R$ 850 milhões. Mas admite que o valor pode aumentar.

“O governo insistirá para que a obra fique dentro do que foi acertado, ou seja, R$ 705 milhões. Entretanto, com a nova cobertura, o custo pode chegar até o valor máximo previsto em contrato, que seria R$ 1 bilhão”.

No dia 17 de maio deverá ser entregue ao Tribunal de Contas da União (TCU) e Controladoria Geral da União (CGU), em Brasília, o projeto executivo e o orçamento final do estádio, incluindo a reforma da cobertura.

Mesmo com a renovação integral da cobertura a Seobras afirma que o estádio ficará pronto no prazo acertado com a Fifa: dezembro de 2012. Para isso, segundo a secretaria, no próximo mês será contratado um segundo turno de funcionários e, havendo necessidade, o estado pretende implantar um terceiro turno, completando 24 horas de atividade.

O trabalho extra, diz a Seobras, deve começar após a contratação de novos funcionários pelo consórcio que toca a obra
Maiores informações - http://www.copa2014.org.br/

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Osama Morto !!!




O terrorista Osama bin Laden, tido como o principal responsável pela orquestração dos atentados de 11 de setembro de 2001 em Nova York, assumidos pela rede Al-Qaeda está morto. A informação é das emissoras norte-americanas CNN, NBC e CBS. Esta última, por sua vez, informa que o corpo de bin Laden foi reconhecido pela Casa Branca e que se encontra em poder dos Estados Unidos.
O presidente Barack Obama convocou uma coletiva de imprensa para a 0h30 (pelo horário de Brasília), na qual deve se pronunciar sobre a notícia. Mais informações em instantes. Segundo o portal terra, Maiores informações http://www.terra.com.br/